Páginas

Companheiros de Pensamentos

sábado, 27 de agosto de 2011

Recordar é Viver (Parte 11)


Há um ano atrás (assim como hoje) era o aniversário da Alice e, logo de manhã, ela foi presenteada por duas grandes lambidas, bem caprichadas, dos “meigos” Tejo e Kibon.
Apesar do aniversário ser dela, todos estávamos bem ansiosos para que chegasse logo à noite, pois todos nós iríamos, pela primeira vez, a uma Casa de Fados.
Mas antes de anoitecer, ainda havia muito tempo para passear e lá fomos com destino à capital, mais precisamente, a Belém.
Antes de visitarmos alguns monumentos maravilhosos dessa zona tínhamos que apresentar, às minhas amigas, outra maravilha portuguesa: os pastéis de Belém (claro).
Houve sempre algo que encantou-me neste meu país. É que, apesar de ser tão pequeno, cada região dele está repleta de maravilhas; sejam arquitetónicas, históricas, naturais ou gastronómicas.
Após saborearmos alguns pastéis de Belém, de admirar o interior da Pastelaria com seus azulejos, decoração e cozinha, dirigimo-nos ao Mosteiro dos Jerónimos, "Património Cultural de toda a Humanidade". Para quem quiser “visitar” este belo mosteiro, basta clicar aqui.
Depois fomos apreciar o Padrão dos Descobrimentos.
Mas o que a Li estava “sedenta” de visitar era a Torre de Belém.

Clicar na foto para fazer
 uma visita virtual
E como foi prazeroso ver o seu semblante.
Os seus olhos pareciam autênticas máquinas de filmar, absorvendo todas aquelas imagens. Parecia que estava a receber um presente há muito esperado e, por ser muito esperado, ia desembrulhando aos poucos para que nada se perdesse, nada se quebrasse.
Se foi bom para ela, foi muito mais para nós ao ver aquela enorme satisfação.
E a satisfação foi tanta que subiu até ao último piso da Torre, com a Te e com o meu marido.
E eu? Não, muito obrigada. Subi aquela imensa escada em caracol quando era criança, mas essa experiência ficou bem gravada na minha mente. Para mim, bastou apenas essa vez. Eu fiquei tranquila, no terraço, à espera deles.
Com toda a animação, a hora do almoço já ia longe mas, a alma bondosa da D. Fátima, do Restaurante “Santo Antão”, em Lousa, providenciou conforto para os nossos estômagos.
Depois de bem confortados, resolvemos levar as minhas amigas ao Jardim da Paz – Buddha Eden Gaden, do Comendador José Berardo. Infelizmente houve um pequenino contratempo: tinha acabado de fechar (apesar de estarmos no Verão, encerrou às 18 horas…)
Regressámos a casa e começámos a nossa preparação para a grande noite.
Na hora combinada (bem… atrasámos uns minutinhos… afinal… três mulheres… ), encontrámo-nos com quem iria apresentar-nos a “Parreirinha d’Alfama”: Sr. António Fortuna, produtor artístico.
E assim fomos para a nossa primeira visita a uma Casa de Fados com uma companhia fantástica; repleta de sabedoria, de histórias vividas na primeira pessoa.
Na “Parreirinha d’Alfama”, depois de um belo jantar, regado a um bom vinho, ouvimos vozes lindas: Maria do Carmo, Ana Maurício, Tina Santos, Luiz Tomar e Argentina Santos, a proprietária da Casa.
Por fim, estes Fadistas uniram-se para cantar os “Parabéns a Você” à minha amiga Alice.
Quanta emoção! Que noite maravilhosa!

E do outro lado do oceano, no presente;

- A Te "diz":

ANA
É ESTE DIA FICOU INESQUECÍVEL NAS NOSSAS MEMÓRIAS!!!!!!!!TODOS OS DIAS FORAM MARAVILHOSOS, MAS ESTE FICARÁ GUARDADO EM SUAS MINÚCIAS EM NOSSAS LEMBRANÇAS.
ERA O ANIVERSÁRIO DA LI E LOGO CEDO OS PARABÉNS DE TODOS NÓS, DOS BEBÊS E AS FLORES DERAM UM AR DE QUE O DIA SERIA MEEEEEEEEEEEESMO ESPECIAL.
DEPOIS LISBOA!!!!!!!!!!!!! MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS, PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS, PASTÉIS DE BELÉM (O QUE É AQUILO????? QUE DELÍCIA)PRECISAMOS VOLTAR LÁ!!!!
AÍ CHEGOU O LUGAR QUE A LI DESEJAVA A MUUUUUUUUUUUUUUUITO CONHECER, A TORRE DE BELÉM. EU JÁ A TINHA VISTO, MAS A LI TINHA UM SORRISO QUE TEIMAVA EM NÃO SAIR DO SEU ROSTO. COMEÇAMOS A SUBIR AS ESCADAS E A CADA ANDAR CONHECÍAMOS UM POUCO MAIS. QUANDO CHEGAMOS NO PENÚLTIMO ANDAR, A LI DISSE: - "TÊ, ACHO QUE NÃO VOU SUBIR ATÉ O ÚLTIMO POIS ESTOU CANSADA." IMEDIATAMENTE LHE RESPONDI: - AH, VOCÊ VAI SUBIR SIM!!!!!!! VOCÊ NÃO SABE SE UM DIA VAI PODER VOLTAR AQUI PARA VER O ÚLTIMO ANDAR!!!! PODE DESCANSAR QUE VAMOS SUBIR SIMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!! E DITO E FEITO. SUBIMOS AO TOPO E REALMENTE FOI UMA DAS IMAGENS MAIS LINDAS DO RIO TEJO E DE UMA PARTE DE LISBOA!!!!!!! VALEU O ESFORÇO E AS FOTOGRAFIAS QUE TROUXEMOS PARA RECORDAR!!!!!
AGORA, O MELHOR ESTAVA RESERVADO PARA A NOITE!!!!!! PARREIRINHA DA ALFAMA. TODO TURÍSTA QUE TEM VONTADE DE CONHECER UMA CASA DE FADOS PRECISA CONHECER ESTE LUGAR!!!!!! CADA MÚSICA, CADA ARTISTA E SEUS TALENTOS. FOI DESLUMBRANTE.
ANA, TENHO QUE TE CONFESSAR UMA COISA. QUANDO ENTREI NA PARREIRINHA E JÁ NA PORTA ENCONTREI A SENHORA ARGENTINA SANTOS, DONA DO ESTABELECIMENTO, E DESCOBRI QUE ELA IA CANTAR, CONFESSO QUE ACHEI QUE AQUELA FRÁGIL SENHORA NÃO PUDESSE FAZER UMA SIGNIFICATIVA APRESENTAÇÃO, DIANTE DA SUA IDADE E DA SUA IMAGEM TÃO DELICADA.
QUANDO ESTA SENHORA COLOCOU O XALE E DEU OS PRIMEIROS ACORDES, UI !!! CONFESSO QUE FIQUEI ADMIRADA COM A SUA VOZ, AFINAÇÃO E ENTONAÇÃO. ELA ME ENCHEU OS OLHOS COM A SUA MÚSICA TÃO ENCANTADORA!!!!! APRENDI QUE NÃO DEVO JULGAR PELA APARÊNCIA. SUA FRAGILIDADE APARENTE NÃO ESTAVA PRESENTE NO SEU TOM DE VOZ E NA SUA MAGESTOSA MANEIRA DE SE APRESENTAR EM PÚBLICO!!!!! ELA FOI DEZ, ASSIM COMO AS OUTRAS VOZES.
QUANDO A NOITE HAVIA ACABADO, LEMBRO QUE VOLTAMOS PARA CASA E AINDA FICAMOS CONVERSANDO HORAS, A RESPEITO DO QUE OS NOSSOS OLHOS HAVIAM VISTO E NOSSOS OUVIDOS HAVIAM OUVIDO. PURA OBRA DE ARTE MUSICAL!!!!!!!
É TÁ ACABANDO!!!!!!
BEIJOS DA TEREZINHA DO BRASIL!!!!!!

- A Li "diz":

Querida amiga,
Creio que nunca vivi um aniversário tão lindo e inesquecível como este. Ana, você foi a mentora e criadora de todos os momentos marcantes e inesquecíveis, graças a tua criatividade, nos proporcionou.
Acordar em Sobreiro com tantas emoções,como lambidinhas do Tejo e do Kibon, das flores amarelas lindas, da Ana e do Carlos, já prenunciava o dia maravilhoso que estava por vir. Os meus maiores desejos foram realizados neste dia. Mosteiro dos Jerónimos foi de muita emoção, ao reencontrar o túmulo de Camões, que me surpreendeu ser um homem de baixa estatura, mas de grandeza na poesia e na língua portuguesa.Um grande homem! Como também Vasco da Gama que levou a língua e a nobreza dos portugueses a outras terras. Novamente fiquei enlouquecida com a arquitetura e grandeza das obras de arte alí encontradas, enriquecidas por muitas histórias e lendas. Padrão dos Descobrimentos emocionou. Mas a Torre de Belém foi como voltar ao passado, como estar no túnel do tempo, reencontrando a história e os heróis que ali viveram e trabalharam construindo a história. Lembrei das fotos dos livros de história que li na escola. As sensações por mim vividas foram resultado do presente do qual absorvi minuto a minuto. Gravei cada pedra, cada mirante, cada andar até o último, o maravilhoso e imponente Tejo, a emoção chegava ao lembrar de antepassados que por ali andaram e construiram Portugal e sua gente. Este presente não tem preço! Para acalmar as emoções fomos almoçar no restaurante maravilhoso de Santo Antão, comida maravilhosa e local hospitaleiro. Dona Fátima é cozinheira de pratos deliciosos. A noite foi de emoções ainda mais fortes. Desde jovem alimentei a ideia de  visitar uma casa de fado "castiço". Esse presente devemos ao Sr. António Fortuna, produtor artístico, homem de grande conhecimento da música portuguesa em especial o fado, simpatia, de gentileza, nos levou a "Parreirinha d'Alfama", onde pudemos ouvir vozes maravilhosas a cantar o fado com emoção e grandeza de alma. Senhor António Fortuna foi um amigo que nos permitiu viver uma noite de emoção e saudosismo, muitos fados conhecidos por mim, ao ouvir Amália Rodrigues em minha casa. Quando Maria do Carmo cantou "Foi Deus", comecei a chorar, foi muito forte para mim, foi como se eu estivesse com todos os familiares a cantar junto de mim. Foi o presente que encantou, emocionou e elevou minh'alma. Amigos, gratidão é um sentimento que pulsa no coração com força e alegria. Quando penso em todas as pessoas que movimentaram a vida para construir o dia 27/08/2010,sinto profunda gratidão, do Sr Fortuna, dos músicos, os fadista, pela minha irmã e por vocês amigos Ana e Carlos. Que Deus abençoe a todos e permita que de alguma maneira ele possa construir os sonhos de vocês e torná-los realidade, como fez para mim. Dia mágico!!!!!!!Beijosssssssssssss


BUDDHA EDEN GARDEN

12 comentários:

Kippy Marrie disse...

Olá...
Passei para desejar um ótimo final de semana com muita luz e paz.
Fiquem com o Papi do Céu.
Divirtam-se.
Aus 1000.
Com amor da sempre...

KIPPY

Smareis disse...

Amiga recordar é viver mesmo, e muitoooo.Que belo passeio, e ser presenteada logo de manhã com uma lambida é bom demais rs. Deve ter sido mesmo muita emoção essa homenagem dos fadistas.Um beijo e ótimo fim de semana!
Smareis

Laços e Rendas de Nós disse...

Há um ano foi mesmo passear e... gozar.

Com amigos por perto, é assim que deve ser.

Bom fim de semana.

Beijo

Guma disse...

para além das recordações aqui expressas, dás a todos nós um roteiro apetecível e detalhado.
apreciei a parte em que falas do gozo que deu ver espelhado nos olhos a satisfação de tua amiga. sou da opinião que nada nos faz tão bem como o prazer que conseguimos transmitir a alguém, haja ou não retorno e neste caso me parece, que quem assim foi presenteado, não esquece jamais.
que saudades de ir a uma casa de fados.

bom fds, kandandos... inté!

Blog da Pink disse...

Realmente foi uma visita para se recordar sempre. Portugal é um país muito bonito e rico em história, mas fica mais bonito ainda com a companhia das queridas amigas. Você também é uma pessoa muito especial por ter proporcionado esses passeios tão felizes às amigas. Mas as lambidas do Tejo e Kibon devem ter sido as melhores lembranças...
Beijos
Laís

Verena disse...

Parabéns aumiguinha Alice e
Muito obrigado pelas palavras de carinho lá no blog
Um ótimo domingo para você o Tejo e o Kibom
Com Carinho do
Pepi

julia rubiera disse...

infinitas gracias por hacernos participes de tu felicidad dulce amiga, muchos besinos de esta amiga que te desea con cariño feliz domingo.

Maria Rodrigues disse...

Amiga que dia em cheio!
Como sabe bem recordar bons momentos.
Bom domingo
Beijinhos
Maria

TEREZINHA disse...

ANA

É ESTE DIA FICOU INESQUECÍVEL NAS NOSSAS MEMÓRIAS!!!!!!!!TODOS OS DIAS FORAM MARAVILHOSOS, MAS ESTE FICARÁ GUARDADO EM SUAS MINÚCIAS EM NOSSAS LEMBRANÇAS.

ERA O ANIVERSÁRIO DA LI E LOGO CEDO OS PARABÉNS DE TODOS NÓS, DOS BEBÊS E AS FLORES DERAM UM AR DE QUE O DIA SERIA MEEEEEEEEEEEESMO ESPECIAL.

DEPOIS LISBOA!!!!!!!!!!!!! MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS, PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS, PASTÉIS DE BELÉM (O QUE É AQUILO????? QUE DELÍCIA)PRECISAMOS VOLTAR LÁ!!!!

AÍ CHEGOU O LUGAR QUE A LI DESEJAVA A MUUUUUUUUUUUUUUUITO CONHECER, A TORRE DE BELÉM. EU JÁ A TINHA VISTO, MAS A LI TINHA UM SORRISO QUE TEIMAVA EM NÃO SAIR DO SEU ROSTO. COMEÇAMOS A SUBIR AS ESCADAS E A CADA ANDAR CONHECÍAMOS UM POUCO MAIS. QUANDO CHEGAMOS NO PENÚLTIMO ANDAR, A LI DISSE: - "TÊ, ACHO QUE NÃO VOU SUBIR ATÉ O ÚLTIMO POIS ESTOU CANSADA." IMEDIATAMENTE LHE RESPONDI: - AH, VOCÊ VAI SUBIR SIM!!!!!!! VOCÊ NÃO SABE SE UM DIA VAI PODER VOLTAR AQUI PARA VER O ÚLTIMO ANDAR!!!! PODE DESCANSAR QUE VAMOS SUBIR SIMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!! E DITO E FEITO. SUBIMOS AO TOPO E REALMENTE FOI UMA DAS IMAGENS MAIS LINDAS DO RIO TEJO E DE UMA PARTE DE LISBOA!!!!!!! VALEU O ESFORÇO E AS FOTOGRAFIAS QUE TROUXEMOS PARA RECORDAR!!!!!

AGORA, O MELHOR ESTAVA RESERVADO PARA A NOITE!!!!!! PARREIRINHA DA ALFAMA. TODO TURÍSTA QUE TEM VONTADE DE CONHECER UMA CASA DE FADOS PRECISA CONHECER ESTE LUGAR!!!!!! CADA MÚSICA, CADA ARTISTA E SEUS TALENTOS. FOI DESLUMBRANTE.

ANA, TENHO QUE TE CONFESSAR UMA COISA. QUANDO ENTREI NA PARREIRINHA E JÁ NA PORTA ENCONTREI A SENHORA ARGENTINA SANTOS, DONA DO ESTABELECIMENTO, E DESCOBRI QUE ELA IA CANTAR, CONFESSO QUE ACHEI QUE AQUELA FRÁGIL SENHORA NÃO PUDESSE FAZER UMA SIGNIFICATIVA APRESENTAÇÃO, DIANTE DA SUA IDADE E DA SUA IMAGEM TÃO DELICADA.

QUANDO ESTA SENHORA COLOCOU O XALE E DEU OS PRIMEIROS ACORDES, UI !!! CONFESSO QUE FIQUEI ADMIRADA COM A SUA VOZ, AFINAÇÃO E ENTONAÇÃO. ELA ME ENCHEU OS OLHOS COM A SUA MÚSICA TÃO ENCANTADORA!!!!! APRENDI QUE NÃO DEVO JULGAR PELA APARÊNCIA. SUA FRAGILIDADE APARENTE NÃO ESTAVA PRESENTE NO SEU TOM DE VOZ E NA SUA MAGESTOSA MANEIRA DE SE APRESENTAR EM PÚBLICO!!!!! ELA FOI DEZ, ASSIM COMO AS OUTRAS VOZES.

QUANDO A NOITE HAVIA ACABADO, LEMBRO QUE VOLTAMOS PARA CASA E AINDA FICAMOS CONVERSANDO HORAS, A RESPEITO DO QUE OS NOSSOS OLHOS HAVIAM VISTO E NOSSOS OUVIDOS HAVIAM OUVIDO. PURA OBRA DE ARTE MUSICAL!!!!!!!

É TÁ ACABANDO!!!!!!

BEIJOS DA TEREZINHA DO BRASIL!!!!!!

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Oi querida amiga. Não vim ontem e hoje fiquei sabendo do niver da ALICE que foi ontem. Aproveito para desejar muitos anos de vida prá ela ao lado de todos vocês. Obrigado pela visitinha em meu diário. Uma ótima semana. Um grande beijo. FIQUEM COM DEUS.

Sandra Puff disse...

Alicezinha Linda, Parabéns!
Tejo e Kibom, amiguinhos amorosos....saúde sempre!
Rosa, os lugares devem ser lindos...sem dizer das emoções e recordações..
Um beijo..
P.S.: Amiga...estava atribulada com aulões com meus alunos para vestibular. Estou colocando a leitura em dia.

Alice disse...

Querida amiga,
Creio que nunca vivi um aniversário tão lindo e inesquecível como este. Ana, você foi a mentora e criadora de todos os momentos marcantes e inesquecíveis, graças a tua criatividade, nos proporcionou.
Acordar em Sobreiro com tantas emoções,como lambidinhas do Tejo e do Kibon, das flores amarelas lindas, da Ana e do Carlos, já prenunciava o dia maravilhoso que estava por vir. Os meus maiores desejos foram realizados neste dia. Mosteiro dos Jerónimos foi de muita emoção, ao reencontrar o túmulo de Camões, que me surpreendeu ser um homem de baixa estatura, mas de grandeza na poesia e na língua portuguesa.Um grande homem! Como também Vasco da Gama que levou a língua e a nobreza dos portugueses a outras terras. Novamente fiquei enlouquecida com a arquitetura e grandeza das obras de arte alí encontradas, enriquecidas por muitas histórias e lendas. Padrão dos Descobrimentos emocionou. Mas a Torre de Belém foi como voltar ao passado, como estar no túnel do tempo, reencontrando a história e os heróis que ali viveram e trabalharam construindo a história. Lembrei das fotos dos livros de história que li na escola. As sensações por mim vividas foram resultado do presente do qual absorvi minuto a minuto. Gravei cada pedra, cada mirante, cada andar até o último, o maravilhoso e imponente Tejo, a emoção chegava ao lembrar de antepassados que por ali andaram e construiram Portugal e sua gente. Este presente não tem preço! Para acalmar as emoções fomos almoçar no restaurante maravilhoso de Santo Antão, comida maravilhosa e local hospitaleiro. Dona Fátima é cozinheira de pratos deliciosos. A noite foi de emoções ainda mais fortes. Desde jovem alimentei a ideia de visitar uma casa de fado "castiço". Esse presente devemos ao Sr. António Fortuna, produtor artístico, homem de grande conhecimento da música portuguesa em especial o fado, simpatia, de gentileza, nos levou a "Parreirinha d'Alfama", onde pudemos ouvir vozes maravilhosas a cantar o fado com emoção e grandeza de alma. Senhor António Fortuna foi um amigo que nos permitiu viver uma noite de emoção e saudosismo, muitos fados conhecidos por mim, ao ouvir Amália Rodrigues em minha casa. Quando Maria do Carmo cantou "Foi Deus", comecei a chorar, foi muito forte para mim, foi como se eu estivesse com todos os familiares a cantar junto de mim. Foi o presente que encantou, emocionou e elevou minh'alma. Amigos, gratidão é um sentimento que pulsa no coração com força e alegria. Quando penso em todas as pessoas que movimentaram a vida para construir o dia 27/08/2010,sinto profunda gratidão, do Sr Fortuna, dos músicos, os fadista, pela minha irmã e por vocês amigos Ana e Carlos. Que Deus abençoe a todos e permita que de alguma maneira ele possa construir os sonhos de vocês e torná-los realidade, como fez para mim. Dia mágico!!!!!!!Beijosssssssssssss