Páginas

Companheiros de Pensamentos

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Recordar é Viver (Parte 1)

… já dizia a minha mãe, talvez porque gostava do tema interpretado por Vitor Espadinha.
Mas acredito que quando recordamos momentos felizes, alegres, especiais, temos a sensação de vivenciá-los outra vez e, assim, como por magia, o tempo volta atrás e o sorriso teima em ficar no nosso rosto e coração.
É por isso que vou recordar, nestes próximos dias, o que vivemos há um ano.
Precisamente no dia 15 de Agosto de 2010, reencontrei-me com duas Amigas muito Especiais, depois de 11 anos de separação.
Estava previsto que o avião chegasse do Brasil às 6h55m. Nem dormi, de tanta excitação. Chegámos ao aeroporto às 6h 30m da manhã. Só depois das 9h30m é que voltava a ver as minhas Amigas: as “Meninas do Brasil”, como meu pai tão carinhosamente as chamava (não tenho dúvida que meus pais gostavam delas como se fossem filhas).
Levantei bem alto o cartaz que tinha feito com fotos dos meus cães, pois era mais fácil elas reconhecerem os cães do que a mim. AHAHAHAHAHAH
Abraços, risos, lágrimas a bailar pelos cantos dos olhos que só não caíram por causa da intervenção do meu marido: “Vocês não vão chorar, pois não? Então, não é momento de alegria?”
E lá começamos o nosso passeio por Portugal.
Primeiro, um passeio pelo Chiado, um cafezinho n”A Brasileira”, um tour pela Baixa de Lisboa.
Depois rumámos à Boca do Inferno, almoçámos na Praia das Maçãs (Restaurante “Nautilus” = boa comida, excelente atendimento), Cabo da Roca, Azenhas do Mar e Sobreiro, para tentar organizar o fuso horário.

E do outro lado do oceano, no presente:
A Terezinha "fala":
ANA
Q U E S A U D A D E S !!!!!!!!!!
VOCÊ VAI PASSAR OS DIAS RECORDANDO AÍ EM PORTUGAL E NÓS AQUI NO BRASIL!!!!!!!!EH EH EH EH EH EH!!!!
FORAM MOMENTOS MARAVILHOSOS PARA TODAS NÓS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
SABE ANA, APRENDI A AMAR PORTUGAL ATRAVÉS DOS MEUS PAIS E AVÓS QUE FALAVAM DESTE PAÍS COMO SE FOSSE UM LUGAR QUE TRANSBORDAVA HISTÓRIAS INTERESSANTES E LUGARES ESPECIAIS.
DEPOIS TIVE A FELICIDADE DE PODER TER TE CONHECIDO NA FACULDADE E NOVAMENTE TER ATRELADO OS LAÇOS DE AMIZADE COM PORTUGAL ATRAVÉS DE TI E DOS TEUS PAIS.
VOLTAR A TE ENCONTRAR FOI RECORDAR O TEMPO EM QUE ESTIVEMOS NA PÓS GRADUAÇÃO E A AMIZADE QUE FIZEMOS COM OS TEUS PAIS, SÓ QUE EM PORTUGAL, A TUA TERRA.
EU E A LI QUEREMOS TE AGRADECER DO FUNDO DO CORAÇÃO POR TODOS OS ROTEIROS, AS RISADAS, AS LENDAS DE PORTUGAL, OS AMIGOS NOVOS QUE FIZEMOS ATRAVÉS DE TI E DO CARLOS, OS ALMOÇOS, OS JANTARES, OS SORVETES, AS FOTOGRAFIAS E OS QUATRO CANTOS DE PORTUGAL POR ONDE ESTIVEMOS.
PARA ETERNIZAR AQUELE PRIMEIRO MOMENTO, NO AEROPORTO, ENQUADRAMOS O CARTAZ ONDE APARECEM O KIBON E O TEJO E O COLOCAMOS NUM LUGAR ESPECIAL DA NOSSA CASA. EH EH EH EH EH EH EH EH EH !!!!!!!!
ASSIM, TODAS AS VEZES QUE PASSARMOS POR ALI, VAMOS LEMBRAR DA PRIMEIRA IMAGEM QUE OS NOSSOS OLHOS VIRAM AO SAIR DO AEROPORTO, ANTES DE AVISTARMOS VOCÊS, É CLARO!!!!!!!
MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADA A VOCÊ E AO CARLOS E QUE DEUS VOS RETRIBUA EM DOBRO TODO O CARINHO, RESPEITO E DEDICAÇÃO POR NÓS E PELA NOSSA IMENSA VONTADE DE CONHECER PORTUGAL!!!!!
BEIJOS DA TEREZINHA DO BRASIL!!!!!!

A Alice "fala":

Ana, depois de tanta recordação acabei por chorar. As recordações realmente nos dão um ânimo novo, alegrias imensas. Quando cheguei em Portugal, terra do meu pai e antepassados e tua terra também, tive emoções enormes. Você foi a mentora e produtora de todas as belas emoções vividas por nós. Cada dia recordado está repleto de lendas, histórias e alegrias. Você, o Carlos, S. Henrique, Dona Guida e minha avó Clementina são os responsáveis por cada minuto inesquecível que vivemos na terra querida. Posso viver centenas de anos e não serão suficientes para agradecer tantas emoções. Amiga querida, peço a Deus que abençoe a vocês. Os Bebés são mais alegrias desde a chegada. Eles enriquecem nossas vidas e foram eternizados pelo quadro. O texto que você escreveu está simplesmente lindo. Creio que nasce uma escritora com alma pura e gentil. Até a próxima recordação.Beijos

Anne Lieri disse...

Rosa,que lindeza de história!Só de colocar a foto de seus cães já achei o máximo!Bjs e parabéns pelo belo texto!

Smareis disse...

Que bela história,recordar momentos felizes, alegres, especiais, e sempre muito bom. Adorei o cartaz do seus cães.Aguardo o próximo capitulo rs.Desejo uma ótima semana cheia de muitas coisas realizadas.
Beijos !
Smareis

Sandra Puff disse...

Olá, Rosa...
Primeiramente, obrigada por tão boa Crítica Literária...Amei!
E que história gostosa de ler essa sua...lembrar momentos de nossas vidas é viver 2 vezes, e você, além de lembrar, conseguiu colocar em prática suas lembranças...é muito bom mesmo.
Estarei acompanhando.
Um beijo.

Evanir disse...

Meu desejo de levar a cada amiga ou
amigo é sempre carinho e muito amor.
Porém na inpocibilidade de
teclar não deixarei de visitar.
Deus sabe das minhas limitações
e sabe também o quanto preso a cada
amigo e amiga.
Deus sabe o quanto amo a cada um de vocês.
Na verdade encontro em cada pessoa força
para não desistir nunca.
Meu beijo carinhoso te amarei sempre,Evanir.
Deus me de forças, não para que eu não caia,
mas que levante após minhas quedas.

Guma disse...

só pode ter sido maravilhoso o reencontro passados tantos anos.
quanto ao passeio e porque a rota escolhida conheço bem e de lá venho de estar uns dias com as minhas filhotas, as tuas amigas só podem ter gostado.
Uma dica se me permites, mesmo antes de Azoia (e do Cabo da Roca), tens o "moinho", do lado esqº de quem desce para Azoia, "aconselha-se tanto pela vista de serra e mar como pelos jardins com assentos e mesas muito bem inseridas, assim como o interior do estabelecimento que tem uma decoração que nos faz sentir em casa.

o teu cartaz de certeza não lhes passou despercebido.
momentos assim vividos com esse entusiasmo, valem a pena recordar.

Beijo e kandandos... inté!
UBUNTO para todos vós.

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Oi minha querida amiga além mar, Rosa. Obrigado por tão adorável visita em nosso diário (meu e do Bolinha). Lindo teu texto, adorei o cartaz com as "meninas" para chamar a atenção. Tenha uma ótima semana. Um grande beijo. FIQUE COM DEUS.

TEREZINHA DO BRASIL!!!!! disse...

ANA

Q U E S A U D A D E S !!!!!!!!!!

FORAM MOMENTOS MARAVILHOSOS PARA TODAS NÓS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

BEIJOS DA TEREZINHA DO BRASIL!!!!!!

Alice disse...

Regina Rozenbaum disse...

Esses Rê_encontros não tem preço! Que delícia e quantas saudades me deu dessa terra!!! Dos pastéis de Belém tem aqui na minha cidade uma portuguesa e sua loja - Doces de Portugal - que me fazem diminuir um cadim a saudade, mas não é mesma coisa de jeito nenhum.
Beijuuss n.a. tô indo lá prá cima rsrs