Páginas

Companheiros de Pensamentos

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Piódão


A Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como “Aldeia Histórica de Portugal”.
Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor, é uma das mais antigas aldeias serranas de Portugal.
As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”. Segundo se diz, a cor azul das portas deve-se ao isolamento da aldeia pois na Loja da aldeia só se vendia a cor azul, pelo que todos os habitantes não tinham de se chatear em escolher a cor.
Piódão é uma aldeia serrana, de feição rural, e acessos difíceis, um excelente exemplo de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais.
Nela pode observar-se não só a particularidade da construção e os pormenores das ruas estreitas, com várias fontes de água, mas também a bela Igreja Matriz e a Capela de São Pedro. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição parece tirada do Portugal dos Pequenitos.
A natureza envolvente está quase que em estado puro, observando-se pela região diversas espécies de fauna e flora típicas do local.

Fonte:
“Portugal: guia de viagens” e internet.

Sem comentários: