Páginas

Companheiros de Pensamentos

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

COPAN

Via uma reportagem sobre o edifício COPAN (Companhia Pan-Americana de Hotéis) na televisão e fui transportada para essa grande e complexa cidade: São Paulo.
Conheci essa grande metrópole pelas mãos de meu pai, em 1977. Algo deixava – me muito intrigada, o fato de meu pai amar essa cidade, logo ele que fugia do stress, das aglomerações… Quando perguntava-lhe como conseguia gostar daquela confusão, ele, simplesmente, respondia:
- Não é confusão. É movimento organizado!
Passados uns anos, mais precisamente em 1993, trabalhei nessa metrópole durante 6 meses e constatei que era mesmo um movimento organizado. Aliás, tinha que ser… com a população existente!
Foram seis meses de muito cansaço, stress, “garoa” mas de uma maravilhosa experiência.
Conheci pessoas fantásticas!
Estava “cedida” pela COSIPA ao Ministério de Infra-Estrutura (não sei se ainda tem o mesmo nome), desempenhando as funções de secretária (eu… que trabalhava num laboratório de análises clínicas…). Porém, tive a sorte de encontrar Grandes Profissionais: excelentes chefes, maravilhosos colegas. Aprendi imenso!
A par da experiência profissional, ao circular pelas suas avenidas, ruas, admirava aquele mundo:
- suas imensas vias;
- seu trânsito enérgico;
- seus edifícios que “arranhavam” os céus;
- o bairro da Liberdade;
- o parque do Ibirapuera; e, claro,
- o COPAN.
Este edifício destacava-se e alimentava minha imaginação. Tantas vidas num mesmo lugar, tantas pessoas tão próximas e tão distantes!

Apesar de entender que uma cidade como São Paulo é um centro de inúmeras experiências, oportunidades, culturas, artes, comunidades… enfim… prefiro a calma e a amplitude de uma paisagem alentejana!


(Para conhecer um pouco mais desse grandioso COPAN,
pode visitá-lo aqui.)

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Abandono


Ao procurar casa, a selecção começava por saber, PRIMEIRO, se havia espaço suficiente e de qualidade, para o cão.

Férias? Acabaram! Ou se resumem a um fim de semana.

Quando tive uma cadela, nunca quis que tivesse filhotes, pois não teriam coragem de vê-los partir para outros tutores (muito menos, vendê-los).
A Boneca viveu 19 anos e nos seus últimos anos já estava cega, surda, com artrite, sofreu duas intervenções cirúrgicas e morreu de velhice.

Kibon veio para casa com a “certeza” que não passaria do tamanho mini e de 2 kilos. Hoje tem 13 anos e meio, pesa 12 kilos, tem insuficiência real e o tamanho… bem… não é nada mini.

Xixi no tapete???? SÓ no tapete????

E com respeito ao Tejo… bem… ele daria todos os motivos para que qualquer DES-humano o “despachasse”, mas… enfim… para se ter um animal deve-se pensar, primeiro, se se quer mesmo que a FAMÍLIA aumente.
Ah, pois! O animal passa a fazer parte do agregado familiar!

E o Tejo veio trazer muita alegria ao meu agregado familiar!


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Sem PIO!!!!

É preciso ser visitada, outra vez, pela laringite/faringite para vir andar por estas bandas!
Mais uma vez, sem PIO. Isto, para a minha profissão, é um caos. Lá estou, novamente, a antibiótico!
Bem, por estas dias, vou aparecer mais!

domingo, 5 de janeiro de 2014

Eusébio

(imagem tirada da net)
 
Este, sim, É e SEMPRE SERÁ O REI.

Na minha humilde opinião, Pelé foi grande graças à MARAVILHOSA e GLORIOSA equipa que teve: SANTOS FUTEBOL CLUBE; e aos GRANDES companheiros; Bellini, Gilmar, Djalma Santos, Didi, Zagallo, Garrincha, Nilton Santos, Jair, Coutinho, Amarildo, Pepe (só para citar alguns), que sabiam "entregar-lhe" a bola.

Eusébio FAZIA o jogo.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Professora Conceição Neves Gmeiner

Para mim, o ano termina com uma triste notícia:
 
Faleceu neste sábado a professora Conceição Neves Gmeiner, professora de História da Filosofia na Universidade Católica de Santos (cidade do Estado de São Paulo, Brasil), onde ocupou, por dois mandatos, o cargo de Vice-reitora acadêmica. Ela lecionava também Filosofia na Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília.
Era mestre em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo. Era membro da Academia Santista de Letras da qual foi Presidente e do Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Atualmente era vice-presidente do Instituto.
 
Já tinha colocado aqui um texto sobre alguns Professores que tive, do qual vou transcrever o que se referia a esta Senhora Professora:
 
"... há uma Professora que sempre se destacou para mim: Professora Doutora Conceição Neves Gmeiner.
Destacou-se pela sua enorme cultura, grande sabedoria e pela grande Pedagoga que é.
Ensinou-me que o fato de ser autoridade não tem nada a ver com ser autoritária.
Ensinou-me que a verdadeira Professora conhece, a fundo, seus alunos e deve ter o cuidado de direccionar suas aulas para TODOS eles.
Ensinou-me que o bom humor deve estar presente nas aulas mas que não deve ser vulgar.
Ensinou-me que nós somos o que pensamos.
Ensinou-me que a discussão é enriquecedora quando baseada em argumentos válidos.
Ensinou-me que sempre devemos reflectir no que queremos, realmente, para nossas vidas.
Ensinou-me que, na vida, há sempre prioridades e devemos saber classificá-las.
Ensinou-me que a verdadeira Professora toma conhecimento dos problemas de seus alunos (quaisquer que sejam) e tenta apontar para possíveis soluções.
Lembro quando ela obteve o seu Doutoramento em Filosofia com nota máxima e menção honrosa.
Nós, enquanto alunas, ficámos a saber, não por ela... e quando ela apresentou-se para a aula, nós dissemos-lhe: "- Agora temos que passar a tratá-la por Doutora!"
E ela, parou imediatamente na entrada da sala de aula, virou-se para nós e disse: "- Antes de ser Doutora, fui, sou e sempre serei Professora."
Uma Professora que deixou-me uma profunda marca."
 
Sim, deixa uma grande marca.
Foi minha Professora nas disciplinas de Filosofia da Educação e História da Educação.
O primeiro dia de aula que tive com ela coincidiu em ser o primeiro dia das aulas na faculdade. Ela inicia a sua aula, dando-nos o cronograma com as datas para a entrega dos trabalhos a realizar e a lista dos livros a ler, naquele ano, nas duas disciplinas: 22. Exatamente, apenas 22 livros para ler; e só para citar um exemplo: Odisseia, de Homero. (E não adiantava procurar "resumos", pois ela abordava TODO o livro.
Sim, para ela, o estudo não era brincadeira.
O curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade Católica de Santos era para formar PEDAGOGOS. Não era um curso para aqueles que "apenas" queriam um curso superior. Não.
Era um Curso exigente, trabalhoso, árduo e ela levava isso bem a sério, bem como fazia com que nós também o levássemos. (Só uma nota: o curso iniciou com 61 alunos e terminou, 4 anos após, com 22.)
Era uma excelente Professora. Exigia o máximo de nós, pois sabia do potencial que tínhamos para desenvolver.
Não tinha paciência para a irresponsabilidade, para a falta de empenho ou para o desrespeito. Simplesmente, não perdia tempo com isso.
Conhecia bem os seus alunos. Sabia "tocá-los".
Deixa muitas saudades... mas o seu exemplo é inesquecível.
 
(imagem tirada da net)
 

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Retratospet- Mª João Justo

Comecei a usar o facebook para ter um contato mais rápido com meus amigos do Brasil e, através dessa rede social, "esbarrei" com o perfil de Maria João Justo.
Vi seus retratos e, apesar da grande desconfiança do mundo virtual, resolvi encomendar uns retratos para oferecer às minhas amigas quando viessem a Portugal. Quando os recebi, fiquei encantada. Por acaso, tive a oportunidade de conhecer a Artista e vi-a "em ação". Estes foram os primeiros que encomendei:

 
 
Minhas amigas gostaram tanto que resolveram encomendar um outro retrato, só que este "voaria" até ao Brasil. Fiquei apreensiva. Será que chegaria em condições? Mas a Artista sabe bem o que faz e embalou-o perfeitamente. Foi este simpático casal de gatitos que chegou em plenas condições ao destino:
 
 
 
É claro que não podia deixar de "homenagear" os meus CÃOpanheiros e lá solicitei mais duas encomendas.
Aqui estão:

 
 
A Maria João Justo também faz outros trabalhos, com outros materiais. Vale mesmo a pena visitar Retratospet - Ilustração de Animais.
 
Que bom, quando neste mundo virtual, encontramos Pessoas de Valor e Grandes Artistas!

sábado, 21 de dezembro de 2013

Feliz Natal

Ando um pouco afastada do meu "cantinho" mas a inspiração é pouca e o desânimo é muito; porém não podia deixar votos de um Feliz Natal a todos os "companheiros" de Pensasentimentos.

domingo, 24 de novembro de 2013

Presépios

 E tudo começa assim:

Desembrulhar peça a peça.







Tudo desembrulhado.

A "base" está pronta.
 
E, após 3 horas, está pronto!
Um presépio com 63 anos.
 
 

Detalhe I

Detalhe II

Detalhe III
 
Outros Presépios
 
 
Adquirido por minha mãe.
Oferta de um aluno.
Comprado em 2000.

O de barro foi feito por uma aluna e o de vidro,
oferecido por uma colega.


O "meu" presépio oferecido por meus pais
quando nasci: 1962.





segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Natal

Não consegui esperar mais e já comecei a espalhar um "cheirinho" de Natal pela casa...



Nem a cozinha escapa...


Agora só falta montar o presépio
(mas é preciso um dia para isso)
Pinheiro em espiral
(aquisição deste ano, escolhida pelo maridão)




E ainda não acabei a leitura...


Duas paixões:
peluches e Natal




Um dos presépios

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dois cães por apartamento

Ouvi no noticiário que o governo está a pensar limitar a dois cães por apartamento.
Se acho mal? É muito relativo.
Se uma pessoa tem quatro cães de pequeno porte (pinscher, chihuahua) e leva-os, regularmente, a passeios, tem a preocupação de não causarem incómodo a outros, cuida da saúde e higiene; não vejo nenhum problema.
Mas se vive num apartamento com um cão de porte grande (malamute, pastor alemão, dogue), se esse dono está fora durante todo o dia e apenas "passeia" 10 minutos de manhã e outros 10 à noite... acho um crime!
Para mim, não é APENAS a quantidade de animais em apartamento. Mais importante é a BOA QUALIDADE de vida que o dono proporciona ao seu animal, respeitando e suprindo todas as suas necessidades.
Não vivo em apartamento. Tenho uma boa área onde meus cães podem movimentar-se mas não teria um 3º cão, pois acho que a "qualidade" do espaço físico iria diminuir.
Enfim... mas eu não sou nenhuma especialista na matéria...