Páginas

Companheiros de Pensamentos

quarta-feira, 4 de março de 2009

O vaso da velha chinesa


Recebi este texto de uma amiga "defeituosa" e, como achei muito bonito, resolvi colocá-lo aqui. Obrigada, amiga, por lembrares dos meus "defeitos".



O VASO DA VELHA CHINESA:


Uma chinesa velha tinha dois grandes vasos, cada um suspenso naextremidade de uma vara que ela carregava nas costas.Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Todos os dias ela íaao rio buscar água, e ao fim da longa caminhada do rio até casa o vasoperfeito chegava sempre cheio de água, enquanto o rachado chegava meiovazio.Durante muito tempo a coisa foi andando assim, com a senhora chegandoa casa somente com um vaso e meio de água.Naturalmente o vaso perfeito tinha muito orgulho do seu próprioresultado – e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, deconseguir fazer só a metade daquilo que deveria fazer.Ao fim de dois anos, reflectindo sobre a sua própria amarga derrota deser 'rachado', durante o caminho para o rio o vaso rachado disse àvelha:'Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que tenho faz-meperder metade da água durante o caminho até à sua casa...’A velhinha sorriu: 'Reparaste que lindas flores há no teu lado do caminho, somente no teulado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e portanto planteisementes de flores na beira da estrada do teu lado. E todos os dias,enquanto voltávamos do rio, tu regava-las.Foi assim que durante dois anos pude apanhar belas flores paraenfeitar a mesa e alegrar o meu jantar. Se tu não fosses como és, eunão teria tido aquelas maravilhas na minha casa! ‘Cada um de nós tem o seu defeito próprio: mas é o defeito que cada umde nós tem, que faz com que nossa convivência seja interessante egratificante.É preciso aceitar cada um pelo que é ... e descobrir o que há de bom nele !

1 comentário:

DrFunkenstein disse...

Uma vida feliz não se é ser perfeito; não é viver de perfeições nem perfeitamente bem. Uma vida feliz começa por saber reconhecer as nossas imperfeições tornando-as perfeitas, numa consciência perfeita de que a vida é imperfeita, para que Tu e Eu saibamos transformá-la na maneira perfeita possível.E no fim do dia ao deitar possamos pensar: "naquela hora, naquele momento, com aquela pessoa, tomei a atitude perfeita. Mas penso que amanhã posso aperfeiçoar isso. Tenho a perfeita consciência! :)