Memorial

Companheiros de Pensamentos

terça-feira, 13 de outubro de 2009

maitê proença - em minúsculas, pois assim merece

RECEBI ESTE VÍDEO DE UMA COLEGA E FIQUEI INDIGNADA. NÃO ESTRANHEI A ATITUDE DESSA "FIGURA" PORQUE, TENDO VIVIDO TANTOS ANOS NO BRASIL, SEI BEM COMO É A MENTALIDADE DE CERTOS BRASILEIROS.
ALIÁS, CERTOS IGNORANTES POIS OS BRASILEIROS QUE CONHECEM O SUFICIENTE DE HISTÓRIA DO BRASIL SABEM RECONHECER A GRANDE OBRA QUE FOI FEITA PELOS PORTUGUESES NAQUELA TERRA.
OS BRASILEIROS QUE SÃO VERDADEIRAMENTE CULTOS E INTELIGENTES NÃO SÃO INVEJOSOS E CONSEGUEM ENFATIZAR O QUANTO OS PORTUGUESES TRABALHARAM PARA FAZER DO BRASIL A POTÊNCIA QUE ELE SE TORNOU. E SE O BRASIL AINDA NÃO "MANDA" NO MUNDO, É PORQUE "ALGUNS" BRASILEIROS NÃO TIVERAM A CAPACIDADE DE CONTINUAR A OBRA FEITA PELOS PORTUGUESES.
PEÇO DESCULPAS PELO MEU DESABAFO MAS, COMO LUSO-BRASILEIRA, SINTO-ME DUPLAMENTE REVOLTADA COM O QUE OUVI NESSE VÍDEO E, COMO DIZ O DITADO "QUEM NÃO SE SENTE NÃO É FILHO DE BOA GENTE" E EU SEI QUE SOU FILHA DE MUITO BOA GENTE; FILHA DE BRASILEIRO E DE PORTUGUESA.

Este vídeo foi para o ar no programa Saia Justa. A atriz (?) e escritora (?) Maitê Proença estava em Portugal por causa de uma peça teatral e aproveitou o seu momentos de horas vagas (?) para fazer algumas imagens para o quadro do semanal do canal GNT. A pergunta é: como isso foi para o ar? O tema? Aquele mesmo assunto pobre de sempre: gozar com os portugueses. Como isso ainda não basta, ela terminou o vídeo cuspindo. A pergunta é novamente: para quê? Será um laboratório para ela ser "o próximo chafariz" da nova novela da TV Record?Todo o vídeo é uma ofensa a Portugal e aos portugueses. Começa por ir a Sintra para mostrar uma porta de uma casa aparentemente comum com o 3 virado para a direita e, sem perceber o significado esotérico, zoa com os portugueses, pois diz que aquilo demonstra que está em Portugal - os caras nem sabem colocar direito um algarismo numa porta! Só vai a Sintra, que tem imensos monumentos, castelos e palácios, para gozar com aquilo.Depois goza com o Tejo ser, para os portugueses, o mar, quando na realidade ela está junto ao Estuário do Tejo, onde o rio deságua no mar e ambos se confundem. Fala também no Salazar, de que ela não sabe nada, imaginando que, por ter sido um ditador, foi igual a Hitler ou a Mussolini. Goza com o túmulo de Camões, com o estilo arquitectónico manuelino, enfâtisando o Manuel, nome injuriado no Brasil nas piadas de português e fala também no epísódio no Hotel com o seu PC, quando o Hotel tem áreas de Internet e se tinha problemas com o seu Computador pessoal, deveria usar o equipamento disponível no Hotel para os clientes. O Hotel não tem obrigação de reparar os equipamentos pessoais dos clientes, sejam PC's ou carros ou máquinas de barbear ou sei lá o quê.Eu acho que ela vai ter muita vergonha quando souber das reações dos portugueses ao vídeo e vai pensar duas vezes antes de voltar a falar do país e dos seus habitantes. Infame, só revelou ignorância e rancor, talvez dor de cotovelo.Quem deveria ter acesso a este vídeo eram os milhares de portugueses que gastaram muitos euros para assistir às suas peças de teatro em Portugal. O que lhe vale é que o povo português é o mais simpático e sereno do mundo.Enfim... vejam o vídeo e, por favor, divulguem: http://www.youtube.com/watch?v=1GCAnuZD7bkEssa mulherzinha quando voltar a Portugal para, cinicamente, dizer maravilhas muito simpáticas, terá explicações a dar...é favor fazer circular para que bem conste...

7 comentários:

nunoanjospereira disse...

Curioso, é a mesma que aparece na playboy. As coisas tem a importância que eu lhes quiser dar. maitê proença a denegrir-se, para mim, não é importante.

Carlos Albuquerque disse...

Minha amiga.
Claro que vou divulgar este vídeo através do meu blog. Estou inteiramente de acordo com o que aqui diz.
Os brasileiros e os portugueses não merecem que lhes apareça uma maitê pequena, intelectualmente anémica,ignorante e de uma pomposidade saloia como esta.
Vou, também, colocar um link para que possam ser o seu post.
Um abraço.
PS - O seu felino continua a não aparecer nos seguidores...

Rosa Carioca disse...

Concordo contigo, Nuno, mas para quem ouviu durante 23 anos, "alguns" brasileiros a chamar os portugueses de "burros", o sangue ferve nas veias com determinadas atitudes "baixas".

Carlos Albuquerque,
Não sei porque o meu tigre não aparece... Sabes,..., eu não sou uma "expert" em informática...

Rita Caissotti disse...

Pois bem,a mim de facto irritou-me a arrogância das palavras e a atitude da dita em causa.Como sempre apareceram opiniões concordantes de quem adurava retribuir a bela cuspidela naquela que diz amar a terrinha.Só acho que não se deve generalizar.É sem dúvida um caso isolado de estupidez gratuíta!! Mas tenho lindo alguns comentários sobre os brasileiros que me incomodam.Tenho inclusivamente uma cunhada brasileira de quem gosto muito.Tu mesmo Prima,já viveste no Brasil muitos anos e como luso-brasileira sabes a que me refiro!Chamar de macacos aos brasileiros residentes(ou não) em Portugal ,é sofrer da mesma estupidez...para não falar que só desencadeará uma relação explosiva entre portugueses e brasileiros.A questão é a falta de educação e de respeito para com um povo por parte de uma mulher que depende (e muito ) de Portugal para viver.Que se exija o que se quiser...que se revoltem ,mas sem ferir quem não está no mesmo barco!!

Rosa Carioca disse...

Claro, Prima. Deixei Grande Amigos Pessoas Maravilhosas no Brasil de quem tenho muitas saudades e tu o sabes. Mas também conheci "certos" brasileiros que achavam que os portugueses eram todos burros. Isso sempre deixou-me zangada...

Carla Silva disse...

Concordo com o Nuno.
Já te disse noutro lugar e torno a escrever que de facto as "coisas" têm a importancia que nós lhes quisermos dar, e a vêr pela figura que a bendita senhora fez... bahhhh para quê estragar o dia com essa "coisa", figuras tristes.
O que me tira do sério é essa "coisa" vir para o nosso país, fazer com que se encha um teatro para a vêr actuar, aí sim, passa ela por esperta e nós por estúpidos, sem querer ofender ninguém.

Agora chega, olha lá fora o sol a brilhar, hummm bem mais interessante. :))

Rosa Carioca disse...

Carla, realmente o sol é melhor...