Páginas

Companheiros de Pensamentos

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Qual é a escola dos seus sonhos?

“Qual é a escola dos seus sonhos? Para mim, é a escola que educa os jovens para extraírem força da fragilidade, segurança da terra do medo, esperança da desolação, sorriso das lágrimas e sabedoria dos fracassos.
A escola dos meus sonhos une a seriedade de um executivo à alegria de um palhaço, a força da lógica à singeleza do amor. Na escola dos meus sonhos cada criança é uma jóia única no teatro da existência, mais importante que todo o dinheiro do mundo. Nela, os professores e os alunos escrevem uma belíssima história, são jardineiros que fazem da sala de aula um canteiro de pensadores.” (Augusto Cury; in Pais Brilhantes, Professores Fascinantes)
Por estas bandas, está a começar um novo ano letivo. E com ele, renova-se a vontade de "construir" a escola dos meus sonhos.
Na escola dos meus sonhos, não há a preocupação com números, mas, sim, com pessoas.
E pessoas têm sentimentos, desejos.

15 comentários:

Unknown disse...

Na escola dos meus sonhos, não há a preocupação com números, mas, sim, com pessoas.

Mas a sua escola está em contradição com as escolas que a Ministra anda a inaugurar.
Eles vêem números e não crianças...
Eles vêem estatísticas e não escola-família - bem moral e social da cada um dos alunos.

Rosa Carioca disse...

Pois é, Luis, mas quando entro na minha sala de aula, deparo-me com crianças e não com "coisas", deparo-me com rostinhos risonhos ansiosos por descobrir sempre mais.
Trabalho com crianças, para crianças. Ministros passam, reformas educacionais surgem mas os meus valores são os mesmos desde que entrei numa sala de aula, pela primeira vez: contribuir para a formação de seres "pensantes".

Maria Rodrigues disse...

Amiga, que linda é a escola dos seus sonhos e que bom deve ser ter uma professora que adora ensinar e o faz com prazer.
Que tenha um excelente ano escolar.
Voltei do Rio de Janeiro e hoje venho especialmente para agradecer as suas carinhosas mensagens.
Bjs do tamanho do infinito
Maria

Anne Lieri disse...

Rosa,que bom seria se todas as escolas fossem assim!Obrigada pelo carinho!Bjs,

Dora Regina disse...

A escola dos meus sonhos é aquela em que o aluno seja sujeito no processo de ensino e aprendizagem, vendo o educador como aquele que media, auxilia, orienta e incentiva no processo de construção do conhecimento.Espero que a escola forme desde conceitos básicos como boas atitudes e amor ao próximo, até a educação escolar propriamente dita, e que esta seja de qualidade, onde o professor ensine com paciência e de maneira diversificada, considerando as dificuldades de cada um. Além disso, ressalvo a importância de se ter mais atividades culturais e esportivas e o fortalecimento dos laços entre família e escola.
Rosa, sou profissional na área de educação, porém administrativa.
Um grande abraço!

Fê blue bird disse...

Era este que devia ser o sonho dos nossos governantes, lamentavelmente só vêm números.
Um ano cheio de afectos é o que lhe desejo!

Beijinhos

Carlos Albuquerque disse...

Na Escola, a coisificação dos seres humanos pelos números que se lhes apõem!
É anátema de que nos temos que libertar, fazendo regressar os seres humanos, ainda em formação, à condição de pessoas.
A Escola dos meus sonhos?
Provavelmente, uma utopia...
Mas que ela comece com os professores a interiorizarem, como muito bem diz,que devem contribuir para a formação de seres pensantes.E que este pensamento se estenda a quem tem responsabilidades políticas.
Abraço

Atena disse...

A escola dos meus sonhos é essa mesmo de que fala.
Não existe infelizmente, mas todavía não é totalmente um sonho... Em cada professor que pensa como a querida Rosa, se manifesta a escola que idealizo. Sorte dos meninos que têm estes professores de sonho, fico feliz por eles, pelo meu sonho ser real nesses casos, mas triste porque cada vez mais me parecem ser tão poucos.

legalmente loira... disse...

Oi amiga, vim matar a saudade e pedir desculpas pela ausência, a vida é feita de pausas e estou fazendo a minha logo volto.
concordo com a amiga anne meu sonho eterno como educadora...
otimo final de semana com bjos

DrFunkenstein disse...

Infelizmente esse sonho de escola continua hipotecado. Hipotecado como uma casa,durante muitos anos...
Uma escola hipotecada por uma gestão danosa e desumana ao abrigo de um qualquer gráfico de barras que é enviado (com um sentido de missão carneirista) anualmente á OCDE. Eis a equação de escola actualem Portugal: Escola=números + registos + resultados fingidos + burocracia + ocupação + automatismos + frieza + distanciamento + desgaste + ditadura + desconhecimento do ser humana e - psicologia e - humanismo.
Felizmente à pessoas como nós que vão pintando uns arco-iris nessas paisagens sombrias. Eu uso litros e litros detinta todos os dias... Tenho dito.

Juliana Cândido disse...

Oi rosa td bem?
Espero que sim, passando pra desejar um belo final de semana abençoado
e agradecer o carinho deixado no meu humilde cantinho
Fique com Deus

Juh

Juliana Cândido disse...

Espero que sim, passando pra desejar um belo final de semana abençoado
e agradecer o carinho deixado no meu humilde cantinho
Fique com Deus

Juh

Mª João C.Martins disse...

Eu sei... Ana Paula, eu sei...

Perdoa-me, se toquei onde não devia.
Por ti... também grito!

Um enorme e confortante abraço meu, minha querida amiga

Unknown disse...

AMIGA

A ESCOLA DOS MEUS SONHOS É AQUELA ONDE COMPLETAMOS A NOSSA VIDA PROFISSIONAL COM ALUNOS INTERESSADOS, PAIS PARTICIPATIVOS, CONDIÇÕES ESTRUTURAIS DIGNAS DO NOSSO TRABALHO, UMA DIREÇÃO COMPETENTE E INTERESSADA E SALÁRIOS DIGNOS!!!!!
BEIJOS DA TEREZINHA DO BRASIL

su disse...

na escola dos meus sonhos existem meninos e meninas com vontade de aprender. professores exigentes que nos incentivam a aprender.

infelizmente, durante a minha vida de estudante, foram poucos os professores que me incentivaram a estudar e muitos os alunos com pouca vontade de aprender.

nem todos os professores gostam de ensinar. nem todos são professores porque estudaram para isso. são professores porque a área para a qual eles estudaram, não lhes dá emprego. estes professores olham para nós como o "a desilusão, o fracasso"... o frete do dia-a-dia. eu sei disto porque passaram por mim muitos profissionais de outras áreas cuja vocação para o ensino era nula.

outros, porém, excelentes professores. porque a vocação não se aprende: nasce-se com ela. professores que são professores porque querem ser professores e estudaram para serem professores.

felizmente, encontrei professores maravilhosos [poucos, como referi, mas muito bons] que me incentivaram a ir mais além... e fui.

tenho pena de não ter encontrado estes homens e estas mulheres mais cedo. porque tenho a certeza que tudo seria muito diferente, hoje.

guardarei na memória [e no meu coração] cada um deles, que ainda hoje, ao fim de tantos anos... ainda me fazem sorrir.

bjinho Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ