Páginas

Companheiros de Pensamentos

sábado, 20 de maio de 2017

Manter a diferença

Reencontrei, depois de uns bons anos, um colega de profissão que desenvolveu uma atividade com os meus alunos.
Quando terminou, disse-me:
- Continuas a fazer a diferença. Continuas a formar turmas bem comportadas, alegres e divertidas. Parabéns! Continua!
Sempre que levo a minha turma a uma visita de estudo ou atividade, recebo sempre os parabéns pelo seu comportamento e participação.
Muitas assistentes operacionais elogiam-me por fazer com que os meus alunos tenham respeito por elas e pelo seu trabalho.
Alguns encarregados de educação, que podem participar mais assiduamente, observam e gostam de ver como pode haver um ambiente descontraído sem deixar de lado o respeito mútuo.
Não espero elogios, nem cumprimentos quando trabalho com meus alunos.
Felizmente, alguns deles vêm com uma boa “bagagem“ de valores graças à educação recebida de seus pais. Infelizmente, para outros os valores são, unicamente, trabalhados em sala de aula.
O meu maior desejo é que eles percebam que o respeito a si próprio e ao outro é fundamental.
Porém, confesso, quando ouvi aquelas palavras de um colega de profissão, emocionei-me.


5 comentários:

Graça Sampaio disse...

Muitos parabéns! Pela competência e por conseguires emocionar-te com o elogio.

Beijinhos

chica disse...

Isso faz mesmo toda diferença e nos enche de alegria,não? Vale muito! Parabéns! bjs, chica

Maria Rodrigues disse...

E tem todo o direito de se emocionar, muitos parabéns!
É claro que a educação começa em casa, mas as atitudes e ensinamentos de um professor são também a pedra fundamental na educação dos jovens.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Olá Rosa

As palavras que falam
de sentimentos reais,
emocionam sempre...

Abraço minha amiga.
Aluísio Cavalcante Jr.

Poções de Arte disse...

Pois... infelizmente, muitos pais acham que a escola que deve educar, nas poucas horas em que fica com seus filhos, fora toda a influência externa.
O professor não deve jamais perder valores - respeito e amor ao próximo é o que está faltando muito!

Abraços e feliz dia.