Páginas

Companheiros de Pensamentos

domingo, 21 de novembro de 2021

Presentes para o Menino Jesus

 


- Papá, o que vais oferecer-me no Natal? – pergunta a menininha, ansiosa pela resposta, saltitando ao redor do pai.

- Oferecer-te no Natal? Mas é o teu aniversário? – responde o seu pai, com a intenção de proporcionar mais uma lição para a vida da sua pequena.

- Não, mas é o aniversário do Menino Jesus! – retruca, prontamente, sem parar de saltitar.

- Exatamente, é o aniversário do Menino Jesus; portanto, é Ele que deve receber os presentes, não achas?

A menininha, ao ser questionada, fica um pouco pensativa e resolve verbalizar os seus pensamentos.

- Mas, papá, como vamos dar presentes ao Menino Jesus e como saber o que oferecer?

- É simples! Quando fazes anos, o que costumas receber?

- Vocês adivinham sempre o que eu gosto e é isso que eu recebo: livros, peluches… vocês acertam sempre! – os olhos da pequena brilham ao lembrar os seus presentes oferecidos nos aniversários.

- O que achas que deixaria feliz o Menino Jesus? – o pai continua provocando a sua filhota para que reflita, apesar da tenra idade.

Ela senta-se bem próxima ao seu pai e faz uma pausa, olhando para o presépio montado, todos os Natais, na sua casa. Depois, fixa o olhar no seu pai e responde sem muitas certezas:

- Acho que Ele gostaria de receber boas ações de todas as pessoas.

- Boas ações? Como assim? – instiga o pai.

- Então… por exemplo: eu podia ser mais obediente a vocês, ajudar mais em casa (sem reclamar), ser uma boa colega para todos os meus colegas, ser sempre educada e respeitadora para todas as pessoas. Acho que o Menino Jesus ficaria feliz com estas minhas atitudes.

- Tens razão, seriam ótimos presentes! E as pessoas crescidas? Que presentes poderiam oferecer-Lhe?

- As pessoas crescidas? Bem, deixa pensar… Eu acho que um presente que o Menino Jesus gostaria muito de receber das pessoas crescidas, é que não fizessem mal. Não fizessem mal aos animais, à natureza, às crianças, às mulheres… enfim, que se preocupassem a fazer o bem. Papá, eu acho que se todas as pessoas crescidas fizessem o bem, as guerras acabavam; não é?

- Tens toda a razão! As guerras acabavam e seriam ótimos presentes, minha filha. – o pai está feliz pela reflexão da sua pequena.

A menininha levanta-se toda feliz por, afinal, não haver motivos para as suas incertezas e prepara-se para ir entreter-se com os seus brinquedos mas, de repente, para e, voltando-se para o seu pai, lança a seguinte questão:

- Papá, vocês não esperam o meu aniversário para darem-me presentes. Quando encontram algo que sabem que eu gostaria de ter e, se podem, compram para mim, certo?

- Sim, é verdade, minha filha. Todo o momento é bom para dar mimo ou carinho a alguém; não é preciso esperar o dia do aniversário para fazê-lo. Mas por quê essa pergunta agora?

- Porque também não é preciso esperar o Natal para dar esses presentes ao Menino Jesus, certo? O Natal deve ser sempre que quisermos!

O pai sorri e seus olhos ficam ainda mais brilhantes. Conseguiu! Deixou uma lição para a vida da sua pequena!

Não é preciso esperar o Natal para lembrar de quem passa por necessidades, para lembrar dos animais abandonados…

Não é preciso esperar o Natal para “viver” a solidariedade!

(Esta menininha cresceu e nunca esqueceu esta linda lição passada pelo seu Pai e, também, partilhada pela sua Mãe. Agora, ela transmite aos seus alunos na esperança que continue a ser perpetuada... Quem sabe... um dia... todas as pessoas resolvam oferecer estes presentes ao Menino Jesus... durante todos os anos...)

Sem comentários: