Memorial

Companheiros de Pensamentos

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Para lembrar



Sempre pela altura da Páscoa, lembro-me de uma determinada aula, numa turma de 3º ano, que tive no Brasil.
Estávamos na Semana Santa e resolvi falar sobre o significado da Páscoa em diversas religiões.
Tudo corria bem enquanto falava sobre Moisés e sobre a preparação que Cristo fazia com respeito aos seus discípulos; ambas as situações referidas a “passagem”.
Então falei que Jesus, sabendo que em breve seria crucificado, reuniu os seus discípulos (lembro que usei o termo de “os mais chegados”) para uma última refeição.
Mas quando referi que Jesus serviu Pão e Vinho, imediatamente, um aluno gritou:
"- O QUÊ? ERAM AMIGOS E SÓ DEU PÃO E VINHO? NÓS SOMOS MUITO POBRES MAS QUANDO MEUS PAIS CONVIDAM OS AMIGOS PARA COMEREM LÁ EM CASA, DÃO MUITO MAIS QUE PÃO E VINHO!"
Confesso que tive que fazer um enorme esforço para não desatar a rir.
O meu aluno falava com uma grande indignação, não aceitando o fato de Cristo, o Filho de Deus, dar muito menos que os pais, que tinham tantas dificuldades.
Rapidamente argumentei que havia mais comida sobre a mesa, mas que o pão e o vinho foram utilizados como símbolos do corpo e do sangue de Cristo, segundo o cristianismo.
E meu aluno acalmou-se!








quinta-feira, 14 de abril de 2011

Corpo especial do Estado

É claro que há muita coisa que não entendo e, também, é claro que continuo sempre à procura de explicações. Mas, confesso, que certos assuntos fazem-me verdadeiras "cócegas" no meu emocional.

Há dias li a notícia de que os fincionários da Assembléia Nacional vão receber mais subsídios e mais regalias salariais; e isto justifica-se porque fazem parte do "corpo especial do Estado".

Ora aí está algo que não percebo: "corpo especial do Estado".

Qual a diferença entre um secretário da Assembléia Nacional e um secretário da Presidência de uma Editora?

Qual a diferença entre um técnico da Assembléia Nacional e um técnico de análises clínicas de um Hospital?

Qual a diferença entre um assessor da Assembléia Nacional e um professor que trabalha a quilómetros de seu local de trabalho e nem tem subsídio de transporte?

Qual a diferença entre um motorista da Assembléia Nacional e de uma enfermeira do serviço público de saúde?

Não quero entrar em detalhes de quem é mais importante pois, para mim, todas as profissões têm a sua importância, só não entendo porque o "corpo especial do Estado" vai passar a ter mais subsídios e eu vou perder alguns direitos "adquiridos", como o subsídio de Natal e de férias (já sem falar no corte de salário que já estou sofrendo).

Mas eu não faço parte do "corpo especial do Estado", apesar de assessorar 24 seres humanos, contribuindo para o seu crescimento intelectual e emocional, formando (quem sabe!) os nossos futuros governantes!

Sim, sou Professora! E como dizia Paulo Freire: "Todas as profissões são importantes mas a de Professor é fundamental".

Ainda bem que, pelo menos, o brilho do Sol é para todos...


quarta-feira, 13 de abril de 2011

domingo, 10 de abril de 2011

Um Dia de Aniversário

Há algum tempo que não tenho vindo por aqui, nem tenho “passeado” pelos cantinhos de meus companheiros. O motivo dessa ausência, simplesmente, é o fato de não ter muito ânimo para isso. Além de ainda não haver a “boa” notícia (apesar de uma constante procura), esta última semana foi horrível, pois o meu Kibon esteve adoentado. Como sempre, senti-me impotente, triste, desesperada e chorei imenso ao ver o meu “anjo canino” de 10 anos tão murcho. Felizmente, já passou e voltou a ser o animado e alegre Kibon, graças a Deus e ao sr. Doutor. E como meu maridão, hoje fez aninhos, fomos dar uma voltinha à “nossa” querida região: o Alentejo. Soube muito bem ver aqueles campos floridos, as cegonhas nos seus ninhos, os “túneis” de árvores, o gado a pastar livremente… Fez um bem danado à alma, de tal forma que, por instantes, esquecemos da tal crise. Até deu ânimo para escrever algo no blog.

E aproveito para deixar umas palavrinhas para: Acácia Rubra, Aluisio Cavalcanti, Anjo Sedutor, Anne Leri, Carlos Albuquerque, Carlos Barbosa de Oliveira, Dora Regina, Everson Russo, Fê-blue bird, Gaivota, JB, Jefh Cardoso, Juliana, Kimbanda, Lais, Lu, Luís Coelho, Márcia, Maria, Maria João, Orvalho do Céu, Pérola, Regina Rozenbaum, Sofá Amarelo, Sónia, Sónia Schmorantz, Verena. (por ordem alfabética) A todos vocês, queria agradecer as palavras de carinho, de solidariedade que deixaram neste meu espaço. Vocês são a prova que a internet também tem o seu lado humano. Apesar de não existir um relacionamento real, conseguiram transformar este relacionamento virtual numa corrente de força e energia positiva. Muito obrigada pela vossa presença e pelos vossos comentários (em breve, voltarei a visitá-los). DrFunkenstein não é só um companheiro virtual mas, também, um bom amigo. Obrigada pela força, colega. Alice, Terezinha e Lúcia, vocês são minhas ALMAS AMIGAS. Obrigada por existirem na nossa vida. Saudades mil.