Páginas

Companheiros de Pensamentos

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Recordar é Viver (Parte 13 - Final)



Há um ano atrás vivemos o mais triste dia das nossas férias.
Levámos as nossas amigas ao aeroporto para que regressassem à sua casa, ao Brasil.
E como foi duro!
Tentámos manter-nos fortes pois afinal tínhamos vivido ótimos dias e sempre existe a esperança de um reencontro mas … quando elas partiram… não deu para segurar…
O nosso caminho de retorno a casa foi silencioso.
O carro estava vazio dos risos, da alegria.
A nossa casa ficou, de repente, oca.
O Tejo correu, a procurar, por todos os lados, as suas amigas.
O Kibon parou a fixar-me, como se quisesse dizer: “- Então? E elas?”
Não conseguimos continuar em casa. Parecia que aquele silêncio, de repente, martelava nossa cabeça.
Meu marido sugeriu: “- Vamos almoçar naquele restaurante brasileiro, “Caipirão”; assim, pelo menos, ouvimos aquele sotaque brasileiro.”
E assim foi.
Aos poucos, a conversa foi chegando e o assunto, claro, foi sobre todos os momentos que vivemos nesses 13 dias. (Coincidência: só agora tomei noção do número: 13 = o número que meu pai mais gostava.)
Costuma-se dizer que para você conhecer de verdade uma pessoa é preciso viajar com ela.
De certa forma, tem uma razão de ser.
Conviver 24 horas sobre 24 horas com alguém, dividindo o espaço, partilhando decisões, preferências, conversas, procurando caminhos, perdendo-se nas estradas, andando contra-mão, acordando ao som de um sino, esbarrando com animais peludos e malucos, e sempre mantendo a boa disposição, a alegria, a simpatia…
Só mesmo de acordo com Ernest Hemingway: “Nunca viaje com alguém que você não ama.
Nós amamos vocês. Foram dias inesquecíveis. Constantemente, lembramos esses momentos e vivemos planejando os próximos.





Nota: No post anterior e neste, coloquei aqueles fadistas que nos encantaram na noite em que a Alice comemorou seu aniversário, na Casa de Fados “A Parreirinha d’Alfama”.
No post anterior, não tive muito por onde escolher, apenas selecionei o que se via ou ouvia melhor.
Neste, a escolha foi intencional:
- Luis Tomar a cantar sobre Coimbra, tão especial para a Alice, Terezinha e para mim.
- E um pequeno documentário sobre a grande Senhora Argentina Santos, cantando “Vida Vivida”; pois “afinal o tempo fica, a gente é que vai passando”.

E do outro lado do oceano, no presente;

- A Li "diz":

Amiga,
Como toda história tem o momento da partida. A partida muito cedo foi coberta de despedidas, de histórias e promessas de um dia nos revermos. A despedida do Tejo e do Kibon, até hoje dói no meu coração. Eu sentia que o Kibon parecia entender que nós estávamos indo embora. A saudade de seus carinhos, das lambidas calorosas do Tejo foram a grande tristeza da separação dos bebés. O Noel também acordou cedo para nos despedirmos. Mas a tristezas foi nossa companheira. A passagem no guichê para entrar no reservado foi uma dor imensa. Nós estávamos divididas com a dor da partida e a saudade de quem estava a nos esperar. Ficamos um tempo sem conversar, perdidas em pensamentos. Quando entramos no avião e nos acomodamos, recomeçamos a conversar e fazer a retrospectiva das últimas alegrias vividas. Claro que as lágrimas nos abordaram teimosas. Tentei dormir para esquecer, mas nesses momentos os fados invadiam minhas lembranças e voltava a chorar. A alegria do Carlos, com suas brincadeiras alegres, da Ana nos provocando com suas tiradas alegres eram as recordações que vinham na lembrança. Aliás, chorar para mim é algo que não entendo porque acontece. Gostaria de ser forte e resistir às lágrimas, para não parecer uma criança. O número 13 é de Maria, Mãe de Jesus. Dia de 13 de maio é aniversário de Maria, por isso é um número positivo, carregado de amor e doação. Assim os 13 dias vividos com tanta alegria tem origem no poder do amor de Maria. Saímos de Portugal com a certeza que deixamos irmãos e não apenas amigos. Após um convívio tão próximo, nos dias de verão "de Sobreiro"...rs...sentimos que..."há mais coisas entre o céu e a terra do que imagina a nossa vã filosofia". Com certeza nossa afinidade parece não ser deste momento da vida e sim pelo parentesco espiritual que Deus nos permitiu descobrir tão de perto. Agore deixemos a tristeza de lado e vamos empenhar forças no próximo encontro aí em Portugal ou aqui no Brasil. A saudade serve para nos empurrar para novos momentos maravilhosos!!!! Aqui deixo os meus agradecimentos a vocês que nos receberam com tanto amor e dedicação, nos trataram tão afetivamente, a Ana pela alegria, inteligência, despreendimento, capacidade de doação e desapego por tudo que nos proporcionou, por ceder o cantinho de vossa casa para nos recepcionar. Os cantores fadistas e músicos, ao Sr Fortuna e a todos que nos atenderam, como garçons, recepcionista, orientadores, vendedores, os vizinhos de Sobreiro, pessoas que nos ajudaram a encontrar lugares, amigos que criamos, a todos enfim. SAUDADE!!!!!!!!!!  A palavra saudade é singular, mas representa um plural de sentimentos! Beijos!


- E a Te "diz":

ANA
O CARNAVAL BRASILEIRO POSSUI UMA MÚSICA MUUUUUUUUUUUUUUITO FAMOSA QUE FALA DA DESPEDIDA.
TODAS AS VEZES QUE NOS DESPEDIMOS DE ALGUÉM, ENCERRAMOS UM BAILE DE CARNAVAL OU UM BAILARICO QUALQUER, LEMBRAMOS COM CARINHO DA INESQUECÍVEL MÚSICA DE EMILINHA BORBA:"

"Quem parte leva
saudades de alguém, que fica chorando de dor.
Por isso não quero lembrar
quando partiu meu grande amor.
Ai, ai, ai, ai está chegando a hora.
O dia já vem raiando meu bem e eu tenho que ir embora.
Ai, ai, ai, ai está chegando a hora.
O dia já vem raiando meu bem e eu tenho que ir embora."
LEMBRA?????
MAS CANTAR A MÚSICA É SEMPRE FÁCIL, O DIFÍCIL MESMO, FOI A DESPEDIDA.
DE REPENTE, DEPOIS DE DIIIIIIIIIAS SORRINDO TIVE UM GRANDE ACESSO DE CHORO.
ESTAVA AMANHECENDO AQUELE DIA 29 DE AGOSTO E UMA GRANDE SEPARAÇÃO IA NOS ACONTECER. DEPOIS DE 11 ANOS ÍAMOS NOS SEPARAR NOVAMENTE!!
SABE ANA, ANTES DE EMBARCAR PARA PORTUGAL, COLOQUEI NA MINHA CABEÇA QUE PODERIA SER A ÚLTIMA VIAGEM. E FOI POR CAUSA DESTE PENSAMENTO QUE EU PROCUREI APROVEITAR CADA MOMENTO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO. FIZ TUDO O QUE QUERIA, PENSANDO QUE SE NÃO VOLTASSE AO MENOS TINHA APROVEITADO MESMO. E APROVEITEI!!!!
ME DESPEDIR LOGO CEDO DO KIBON E DO TEJO CORTOU O MEU CORAÇÃO. O CHORO TEIMAVA EM NÃO PARAR. DEPOIS,A TRISTEZA EM ME DESPEDIR DE SOBREIRO, MAFRA... LISBOA.... TUDO PREENCHIDO COM MUUUUUUITA DOR NO CORAÇÃO!!!!!!
AÍ, CHEGAMOS AO GUICHÊ QUE SEPARA QUEM FICA E QUEM PARTE. LEMBRO-ME QUE OLHEI PARA TRÁS E GUARDEI NA MINHA MEMÓRIA A TUA ÚLTIMA IMAGEM, E PARTI.
NESTA HORA ATÉ O VOO LEVANTAR, VINHAMOS CONVERSANDO SOBRE TODA A FELICIDADE QUE VIVEMOS EM PORTUGAL E TODA A SAUDADE DE QUEM ESTAVA NOS ESPERANDO EM CASA.
DEPOIS DE MAIS DE 9 HORAS DE VOO. CHEGAMOS AO BRASIL!!!!!!
E AGORA????? SERÁ QUE UM DIA VAMOS VOLTAR À PORTUGAL???? SOMENTE DUAS VONTADES FARÃO ISSO ACONTECER, OU SEJA, A NOSSA FORÇA DE VONTADE E A VONTADE DE DEUS.
ENTRETANTO ME CABE HOJE AGRADECER MUUUUUUUUUUUUUUUITO A VOCÊS, POR TUDO QUE NOS FIZERAM. TODOS OS PASSEIOS, OS ALMOÇOS, OS JANTARES, AS CONVERSAS, AS MÚSICAS, OS NOVOS AMIGOS, AS HISTÓRIAS, AS LENDAS, OS MONUMENTOS HISTÓRICOS, ......
QUERO TAMBÉM AGRADECER AOS AMIGOS QUE SÃO TEUS E QUE DE REPENTE ACABARAM SENDO NOSSOS TAMBÉM: A QUERIDA MANUELA, O ESTIMADO SR FORTUNA, AS PESSOAS SIMPÁTICAS QUE CONVERSAMOS NA ALDEIA DE SOBREIRO E A TODOS OS TEUS AMIGOS DO BLOG QUE AMAVELMENTE JUNTARAM-SE A NÓS NAS RECORDAÇÕES DESTA MARAVILHOSA VIAGEM. MUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADA, VOCÊS SÃO MUUUUUUUUUUUITO ESPECIAIS!!!!!
ANA, MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADA POR TUDO.
QUE DEUS TE ABENÇOE E TE DEVOLVA EM DOBRO TODAS AS ALEGRIAS QUE CONSTRUÍSTES PARA MIM E PARA A LI. TENHO CERTEZA QUE SE VOCÊ NÃO TIVESSE ESTUDADO, ELABORADO, ORGANIZADO, REPROGRAMADO E EXECUTADO TODO O ROTEIRO DA VIAGEM, A NOSSA ALEGRIA NÃO TERIA SIDO TÃO BACANA COMO FOI.
PARABÉNS AMIGA. PODE SER QUE APOSENTADA DA FUNÇÃO DE PROFESSORA POSSAS CRIAR UMA EMPRESA DE TURISMO, DA MAIOR QUALIDADE!!!!! HI HI HI
SE A MINHA VONTADE TIVER PESO, JUNTO A VONTADE DE DEUS, EU VOLTO!!!!!!
BEIJOS DA TEREZINHA DO BRASIL!!!!!!

14 comentários:

julia rubiera disse...

infinitas gracias por hacernos participes de tan magna sensibilidad y belleza, muchos besinos de esta amiga admiradora que te desea con cariño feliz inicio de semana.

João Roque disse...

Magnífico roteiro deste nosso Portugal.
E como nos sentimos orgulhosos de mostrar o muito que temos de belo a quem nos vista...
Ao longo destas crónicas ficou bem patente a enorme satisfação das tuas amigas por tudo o que aqui viveram.

Anne Lieri disse...

Rosa,nada como estar junto de amigos que amamos!Lindo seu relato de viagem e belas lembranças!Bjs e boa semana!

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Oi minha querida amiga. Saudades do teu amigo aqui do além mar. Um dia ainda terei a felicidade de conhecer essa tua terra linda e maravilhosa, nossa PÁTRIA MÃE. Um grande beijo. Tenha uma ótima semana. FIQUE COM DEUS.

Sofá Amarelo disse...

Há sempre um filme da nossa vida que nos acompanha nas nossas viagens...

Alice disse...

Amiga,
Como toda história tem o momento da partida. A partida muito cedo foi coberta de despedidas, de histórias e promessas de um dia nos revermos. A despedida do Tejo e do Kibon, até hoje dói no meu coração. Eu sentia que o Kibon parecia entender que nós estávamos indo embora. A saudade de seus carinhos, das lambidas calorosas do Tejo foram a grande tristeza da separação dos bebés. O Noel também acordou cedo para nos despedirmos. Mas a tristezas foi nossa companheira. A passagem no guichê para entrar no reservado foi uma dor imensa. Nós estávamos divididas com a dor da partida e a saudade de quem estava a nos esperar. Ficamos um tempo sem conversar, perdidas em pensamentos. Quando entramos no avião e nos acomodamos, recomeçamos a conversar e fazer a retrospectiva das últimas alegrias vividas. Claro que as lágrimas nos abordaram teimosas. Tentei dormir para esquecer, mas nesses momentos os fados invadiam minhas lembranças e voltava a chorar. A alegria do Carlos, com suas brincadeiras alegres, da Ana nos provocando com suas tiradas alegres eram as recordações que vinham na lembrança. Aliás, chorar para mim é algo que não entendo porque acontece. Gostaria de ser forte e resistir às lágrimas, para não parecer uma criança. O número 13 é de Maria, Mãe de Jesus. Dia de 13 de maio é aniversário de Maria, por isso é um número positivo, carregado de amor e doação. Assim os 13 dias vividos com tanta alegria tem origem no poder do amor de Maria. Saímos de Portugal com a certeza que deixamos irmãos e não apenas amigos. Após um convívio tão próximo, nos dias de verão "de Sobreiro"...rs...sentimos que..."há mais coisas entre o céu e a terra do que imagina a nossa vã filosofia". Com certeza nossa afinidade parece não ser deste momento da vida e sim pelo parentesco espiritual que Deus nos permitiu descobrir tão de perto. Agore deixemos a tristeza de lado e vamos empenhar forças no próximo encontro aí em Portugal ou aqui no Brasil. A saudade serve para nos empurrar para novos momentos maravilhosos!!!! Aqui deixo os meus agradecimentos a vocês que nos receberam com tanto amor e dedicação, nos trataram tão afetivamente, a Ana pela alegria, inteligência, despreendimento, capacidade de doação e desapego por tudo que nos proporcionou, por ceder o cantinho de vossa casa para nos recepcionar. Os cantores fadistas e músicos, ao Sr Fortuna e a todos que nos atenderam, como garçons, recepcionista, orientadores, vendedores, os vizinhos de Sobreiro, pessoas que nos ajudaram a encontrar lugares, amigos que criamos, a todos enfim. SAUDADE!!!!!!!!!! A palavra saudade é singular, mas representa um plural de sentimentos! Beijos!

Kippy Marrie disse...

Olá amiga...
Você é profunda em tudo que diz.
Lindo! Parabéns. Por isso, eu e Mami entramos sempre aqui para "viajar" com você. É muito bom.
Obrigada por ter ido comer bolo em meu blog. Agora acabou. Rsrsrs.
Estamos brincando de "O QUE É O QUE É" e "CHARADINHAS" e quero te convidar a ir lá para rir com a gente e da gente também, sem problemas e postar alguma.
Tô te esperando amiga.
Aus 1000 com amor da amiguinha...

KIPPY

Mª João C.Martins disse...

E quanto fortalecem as amizades nessa partilha imensa de emoções.
Momentos que jamais se esquecem e, recordá-los é sempre uma forma de os manter vivos dentro de nós.

Um beijinho, Paula

Smareis disse...

Rosa, esse roteiro deve ter sido maravilhoso, com belas lembranças e saudade bonita que mostra seus sentimentos.Gostei de ler. Beijos !

Smareis

Regina Rozenbaum disse...

Não há oceano que separe uma amizade dessas...Também está fazendo um ano que aí estive e a saudade? Bem, a saudade se faz presente diário.
Beijuuss, amada, n.a.

Laços e Rendas de Nós disse...

E agora que chegou ao fim a narrativa da visita das amigas, que tal iniciar outra?

È um prazer ler.

Beijo

TEREZINHA disse...

ANA

O CARNAVAL BRASILEIRO POSSUI UMA MÚSICA MUUUUUUUUUUUUUUITO FAMOSA QUE FALA DA DESPEDIDA.

TODAS AS VEZES QUE NOS DESPEDIMOS DE ALGUÉM, ENCERRAMOS UM BAILE DE CARNAVAL OU UM BAILARICO QUALQUER, LEMBRAMOS COM CARINHO DA INESQUECÍVEL MÚSICA DE EMILINHA BORBA:"


"Quem parte leva
saudades de alguém, que fica chorando de dor.
Por isso não quero lembrar
quando partiu meu grande amor.

Ai, ai, ai, ai está chegando a hora.
O dia já vem raiando meu bem e eu tenho que ir embora.
Ai, ai, ai, ai está chegando a hora.
O dia já vem raiando meu bem e eu tenho que ir embora."

LEMBRA?????

MAS CANTAR A MÚSICA É SEMPRE FÁCIL, O DIFÍCIL MESMO, FOI A DESPEDIDA.

DE REPENTE, DEPOIS DE DIIIIIIIIIAS SORRINDO TIVE UM GRANDE ACESSO DE CHORO.

ESTAVA AMANHECENDO AQUELE DIA 29 DE AGOSTO E UMA GRANDE SEPARAÇÃO IA NOS ACONTECER. DEPOIS DE 11 ANOS ÍAMOS NOS SEPARAR NOVAMENTE!!

SABE ANA, ANTES DE EMBARCAR PARA PORTUGAL, COLOQUEI NA MINHA CABEÇA QUE PODERIA SER A ÚLTIMA VIAGEM. E FOI POR CAUSA DESTE PENSAMENTO QUE EU PROCUREI APROVEITAR CADA MOMENTO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO. FIZ TUDO O QUE QUERIA, PENSANDO QUE SE NÃO VOLTASSE AO MENOS TINHA APROVEITADO MESMO. E APROVEITEI!!!!

ME DESPEDIR LOGO CEDO DO KIBON E DO TEJO CORTOU O MEU CORAÇÃO. O CHORO TEIMAVA EM NÃO PARAR. DEPOIS,A TRISTEZA EM ME DESPEDIR DE SOBREIRO, MAFRA... LISBOA.... TUDO PREENCHIDO COM MUUUUUUITA DOR NO CORAÇÃO!!!!!!

AÍ, CHEGAMOS AO GUICHÊ QUE SEPARA QUEM FICA E QUEM PARTE. LEMBRO-ME QUE OLHEI PARA TRÁS E GUARDEI NA MINHA MEMÓRIA A TUA ÚLTIMA IMAGEM, E PARTI.

NESTA HORA ATÉ O VOO LEVANTAR, VINHAMOS CONVERSANDO SOBRE TODA A FELICIDADE QUE VIVEMOS EM PORTUGAL E TODA A SAUDADE DE QUEM ESTAVA NOS ESPERANDO EM CASA.

DEPOIS DE MAIS DE 9 HORAS DE VOO. CHEGAMOS AO BRASIL!!!!!!

E AGORA????? SERÁ QUE UM DIA VAMOS VOLTAR À PORTUGAL???? SOMENTE DUAS VONTADES FARÃO ISSO ACONTECER, OU SEJA, A NOSSA FORÇA DE VONTADE E A VONTADE DE DEUS.

ENTRETANTO ME CABE HOJE AGRADECER MUUUUUUUUUUUUUUUITO A VOCÊS, POR TUDO QUE NOS FIZERAM. TODOS OS PASSEIOS, OS ALMOÇOS, OS JANTARES, AS CONVERSAS, AS MÚSICAS, OS NOVOS AMIGOS, AS HISTÓRIAS, AS LENDAS, OS MONUMENTOS HISTÓRICOS, ......

QUERO TAMBÉM AGRADECER AOS AMIGOS QUE SÃO TEUS E QUE DE REPENTE ACABARAM SENDO NOSSOS TAMBÉM: A QUERIDA MANUELA, O ESTIMADO SR FORTUNA, AS PESSOAS SIMPÁTICAS QUE CONVERSAMOS NA ALDEIA DE SOBREIRO E A TODOS OS TEUS AMIGOS DO BLOG QUE AMAVELMENTE JUNTARAM-SE A NÓS NAS RECORDAÇÕES DESTA MARAVILHOSA VIAGEM. MUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADA, VOCÊS SÃO MUUUUUUUUUUUITO ESPECIAIS!!!!!

ANA, MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADA POR TUDO.

QUE DEUS TE ABENÇOE E TE DEVOLVA EM DOBRO TODAS AS ALEGRIAS QUE CONSTRUÍSTES PARA MIM E PARA A LI. TENHO CERTEZA QUE SE VOCÊ NÃO TIVESSE ESTUDADO, ELABORADO, ORGANIZADO, REPROGRAMADO E EXECUTADO TODO O ROTEIRO DA VIAGEM, A NOSSA ALEGRIA NÃO TERIA SIDO TÃO BACANA COMO FOI.

PARABÉNS AMIGA. PODE SER QUE APOSENTADA DA FUNÇÃO DE PROFESSORA POSSAS CRIAR UMA EMPRESA DE TURISMO, DA MAIOR QUALIDADE!!!!! HI HI HI

SE A MINHA VONTADE TIVER PESO, JUNTO A VONTADE DE DEUS, EU VOLTO!!!!!!

BEIJOS DA TEREZINHA DO BRASIL!!!!!!

Maria Rodrigues disse...

Amiga deixei no meu cantinho “SELINHOS – Presentes dos AMIGOS” - http://maria-selinhos-presentesdosamigos.blogspot.com/ - um miminho especial é o Selo “Este Blog eu Recomendo” o seu cantinho merece pois é um espaço onde a qualidade e o bom gosto estão sempre presentes em todos os posts.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria

gaivota disse...

que bela reportagem de férias por sítios e com pessoas que também conheço!
só por curiosidade, conheço o tony fortuna há mais de 40 anos!!! e não o vejo há cerca de 20...sempre foi amante da ericeira e de tudo o que descreves, fado, espectáculos... que giro !
para o ano será melhor ainda!
beijinhos